quinta-feira, 30 de julho de 2015

Peniche em festa!

Está a aproximar-se a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, este ano de 1 a 4 de agosto.
E sem querer entrar em polémicas quanto ao programa ou quanto ao modelo escolhido para o arraial - questões que têm incendiado os ânimos nos últimos anos (...a verdade é que não se pode agradar a gregos e a troianos...) - deixem-me que vos fale daquilo que mais me tem incomodado no que à festa diz respeito: vê-la referida, na maioria das vezes, como Festa da Boa Viagem

Sei que o título da festa é extenso mas só assim faz sentido. Não se celebra ou comemora uma qualquer "boa viagem", mas sim o título de Nossa Senhora que a define como padroeira dos viajantes. Em Peniche, originalmente, como padroeira dos pescadores, tendo sido alargada a sua proteção  -de há uns anos a esta parte- a "todos os trabalhadores de terra, mar e ar!". Sabemos que, com o tempo, acabamos por relativizar estes aspetos e as denominações reais das coisas e que, quando se instalam, certos "vícios" têm tendência para "virar" regra. Nesta situação em concreto, ouvir-me-ão sempre corrigir quem diga que a festa da minha terra é a "festa da boa viagem". Prefiro que a refiram como festa de Peniche ou até que deixem cair o "Nossa"...já que, se a "Senhora" estiver lá, já é outra coisa!

Sendo a Festa da terra, nela ocorre o feriado municipal ou Dia do Município. Aqui fica o convite para quem quiser assinalar a data, como é devido (cliquem na imagem para ver o programa do dia)


quarta-feira, 29 de julho de 2015

Músicas


Além do concerto dos Funkysoulmakers ( no dia 31 de julho, às  22h00, no Jardim Público), integrado no FESTIVAL MÚSICA DE CÁ, estão previstos outros dois concertos nos próximos dias em Peniche:

- amanhã, no âmbito do LISBON MUSIC FEST, pelas 22h00 no Fórum da Parreirinha, atua a suíça Youth Orchestra Crescendo;

- 6ª feira, dia 31 de julho, pelas 21h30 na Igreja da Santa Casa da Misericódia de Peniche (SCMP) teremos um Concerto de Música Barroca, com Jenny Silvestre (Cravo) e o contratenor Luís Peças.Os bilhetes estão disponíveis na secretaria da SCMP (tel. 262 782 197). Este espetáculo integra o CISTERMÚSICA 2015

terça-feira, 28 de julho de 2015

Hotel MH Peniche

Abriu portas a 4 de julho, embora tenha sido oficialmente inaugurado no passado sábado, dia 25. 
Desde que li este artigo a curiosidade cresceu e a página de FB apenas veio comprovar a primeira impressão: uma decoração irrepreensível, comidinha de encher o olho, exteriores apetecíveis e uma relação feliz com a natureza que o rodeia.
Fico feliz pela minha terra, por poder contar com um espaço de qualidade que permita continuar a bem receber tantos dos que nos visitam.
Fico feliz por ver os ex-libris da minha terra realçados: os piques das rendas de bilros "estampados" nas carpetes; os bilros a  inspirar candeeiros; os surfistas, os pescadores e o pescado a ilustrarem quartos; um lobby luminoso e moderno, com uma cúpula em madeira, a fazer lembrar a construção naval de outros tempos. 
Gosto de outros pormenores bem portugueses: a loiça Bordalo Pinheiro e os azulejos que decoram as mesas do restaurante. Imagino a bela vista panorâmica que de lá se alcança...
E, não...não sendo este um post patrocinado pelo MH Peniche, a verdade é que não me importava nada que fosse! Era uma bela oportunidade para um verdadeiro "Vá para fora, cá dentro!". E que bem saberiam uns dias e noites passados aqui, sobretudo nesta altura do ano em que o corpo e a mente clamam por "sopas e descanso"!



segunda-feira, 27 de julho de 2015

Feira do livro

A Feira do Livro prossegue e esta semana permito-me destacar a apresentação do livro "Porque chora o Rei?", que a minha amiga Leonor escreveu a quatro mãos com o marido, Pedro da Silva Martins (dos Deolinda). 
O encontro está marcado para as 18h30, de dia 29 de julho (4ª feira), no espaço da feira (no Clube Recreativo Penichense).
Se quiserem e puderem ir antes, pelas 16h00 a Leonor estará a fazer uma das coisas que melhor sabe fazer: contar histórias! A não perder...

quinta-feira, 16 de julho de 2015

No próximo sábado, dia 18...

 















Dois programas bem diferentes mas, infelizmente, à mesma hora.Digo "infelizmente" porque apesar de serem propostas bem distintas haveria por certo algumas pessoas que gostariam de usufruir de ambas. Assim, há que escolher:
o VI Encontro de Coros Cidade de Peniche ou o já habitual Carnaval de Verão
Seja qual for a vossa escolha, que seja um tempo bem passado!


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Feira do Livro de Peniche 2015


Tem início na próxima 6ª feira, dia 17 de Julho, a 19ª edição da Feira do Livro de Peniche, organizada pela Associação Juvenil de Peniche (AJP). 
A feira irá decorrer, como habitualmente,  no Clube Recreativo Penichense e estará aberta diariamente entre as 16h e as 23h30, até dia 9 de Agosto
A edição deste ano está integrada na comemoração dos 25 anos da AJP e, para além dos descontos entre os 10% e 35% nos títulos disponíveis, terá em paralelo os já habituais encontros com escritores e sessões de cinema. Para que conste, é este o PROGRAMA

  • 17 de Julho - Pedro Chagas Freitas autografa o seu livro "Queres casar comigo todos os dias, Bárbara?" (21h30)
  • 19 de Julho -  A poesia anda por aí (21h30) atividade dinamizada pelo Município de Peniche.
  • 21 de Julho - O meu nome é Alice, realizado por Richard Glatzer e Wash Westmoreland e baseado no livro O meu nome é Alice de Lisa Genova (21h45)*
  • 28 de Julho - A teoria de tudo, realizado por James Marsh e baseado no livro Viagem ao infinito de Jane Hawking (21h45)*
  • 29 de Julho - A contar é que a gente se entende com Leonor Tenreiro (16h00)
  • 29 de Julho – Leonor Tenreiro apresenta o seu livro “Porque chora o rei?” (18h30)
  • 30 de Julho – Nuno Amado apresenta o seu livro "Manual da felicidade para neuróticos" (21h30)
  • 3 de Agosto - Ruy de Carvalho e Paula de Carvalho apresentam o seu livro "Naná, o meu amor de quatro patas".(21h30)
  • 4 de Agosto - A culpa é das estrelas, realizado por Josh Boone e baseado no livro de John Green (21h45)*
  • 9 de Agosto - Peixe Frito (22h) integrado no 1º Festival de Música de Cá, dinamizado pelo Município de Peniche.
(*) Os filmes irão ser projetados no Auditório do Edifício Cultural do Município de Peniche.

A 19ª Edição da Feira do Livro de Peniche conta com o apoio do Município de Peniche, Instituto Português do Desporto e Juventude, Clube Recreativo Penichense, Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, Restaurante Tasca do Joel e da 102 FM rádio.

domingo, 12 de julho de 2015

Gosto disto! (VIII)

Para combater o cinzento do céu, nada como adicionar cor aos nossos dias: na decoração dos espaços, naquilo que vestimos, nos acessórios que usamos...
Por isso, deixo hoje aqui algumas propostas coloridas, que partilham um padrão do qual gosto particularmente: o zig-zag ou chevron
Em francês, chevron significa “espinha de peixe” e esta estampa geométrica está presente em vários produtos ao nosso dispor. Destaque para os de origem portuguesa: os acessórios  Maria Parafina, as almofadas de praia Caia e as toalhas de praia Futah (modelo Ancão)!


 



quinta-feira, 9 de julho de 2015

I Festival “Música de Cá”



É hoje publicamente apresentado - pelas 18h30, no Auditório do Edifício Cultural- o I Festival “Música de Cá”. O festival terá lugar entre 17 de julho e 22 de agosto, em vários locais da cidade de Peniche,  e terá Sónia Balacó (atriz e modelo natural de Peniche) como embaixadora.
O I Festival “Música de Cá” tem como objetivo a divulgação de diversos projetos musicais “made in Peniche”, servindo também para reforçar a oferta cultural durante o período em que a cidade recebe um maior número de turistas.  

Fiquem com o  PROGRAMA:
Dapunksportif + Blu Connection
17 de julho, 22h00
Fórum da Parreirinha

Twist n´Trio & Rui Cação
22 de julho, 22h00
Fórum da Parreirinha

Funkysoulmakers
31 de julho, 22h00
Jardim Público

Peixe Frito
9 de agosto, 22h00
Clube Recreativo Penichense
(Feira do Livro da AJP)

Sea Groove
12 de agosto, 22h00
Largo 5 de outubro

Free Floating Lifestyle
19 de agosto, 22h00
Praça Jacob Rodrigues Pereira

Concerto Final (com todos os projetos)
22 de agosto, 22h00
Fórum da Parreirinha
Todos os espetáculos são de entrada livre.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Velharias que valem...



É já no próximo sábado, dia 11 de julho, que terá lugar a 2ª Edição da Feira de COISAS USADAS – VELHARIAS QUE VALEM.

A iniciativa terá lugar no espaço exterior do CERISC (junto ao cemitério), entre as 9H30 e as 17H30, e tem como objetivo angariar fundos para a CERCIPENICHE.
Até lá, a CERCIPENICHE agradece a colaboração de todos, ao nível da oferta de artigos que tenham em casa e já não queiram, mas que estejam em condições de ser vendidos nesta feira.

A par da venda, no dia 11 de julho, haverá também prova de pão e de produtos do "Nosso Aroma" (um projeto da CERCIPENICHE de produção, embalamento e venda de ervas aromáticas, chás e doçaria caseira).

domingo, 5 de julho de 2015

"Puxar a Brasa à Nossa Sardinha"

Sou fã do nosso idioma, sobretudo pela sua riqueza vocabular e, se há coisa que me fascina e diverte, são as expressões idiomáticas de que está recheado. 
Ora, a jornalista Andreia Vale decidiu agora pesquisar a origem de quase três centenas dessas expressões e dá-las a  conhecer num livro que intitulou "Puxar a brasa à nossa sardinha"...parece-me bem que, não tarda nada, este livro virá morar cá para casa!