quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"All that i wanted"

O Baleal continua na ordem do dia de hoje, aqui no blogue.Tudo porque David Fonseca publicou hoje o seu vídeo  "All that i wanted"...e imaginem onde se passam boa parte das cenas?!...Pois claro: a caminho do Baleal, na praia do Baleal, nas águas do Baleal :)
É sabida a ligação familiar e sentimental que o músico tem a Peniche e este vídeo espelha bem esse sentir...e embora saibamos como a nossa terra é naturalmente bonita, nada como vê-la assim captada por quem gosta dela. E porque é merecido, nem o arco-íris se fez rogado e tem neste vídeo uma "participação especial"! A música também se recomenda: pertence ao último álbum do David, "Seasons-Falling".

Festas de Santo Estevão

É já amanhã que começam as Festas de Santo Estevão, no Baleal.
Às 22h00 abrirá a quermesse e haverá baile com o Conjunto Vasco e Liliana Lopes. No sábado,dia maior da festa, às 15h00 será celebrada missa na Capela de Santo Estevão, seguida de procissão ao redor da ilha. A festa prossegue à noite, com animação a cargo da Banda Fox.
Esta festa é uma tradição ancestral do Baleal, que não se realizou durante muitos anos.Em 2010, com a ajuda de todos, voltou!...e espera-se que continue por muitos e bons anos. Acontece sempre no fim de semana mais próximo do S. Martinho...

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mil posts, mil pas(s)os...

E, ao milésimo post, eis um refresh do layout!
Porque mudar faz parte da vida (também dos blogues)!
Mil posts, 4 anos, 7 meses e 6 dias depois, a.b.r.i.l. continua a caminho...Mil pas(s)os dados e tantos outros por dar, descobrindo sempre bons motivos para divulgar, comentar e partilhar convosco. Como esta bela música da franco-algeriana Soha...


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Peniche acolhe ICTR

Nos próximos dias 7, 8 e 9 de novembro irá decorrer na ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche
a 2ª Conferência Internacional de Animação Turística...para mais informações cliquem aqui.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Novembro: mês do mar!

Novembro volta a ser um mês dedicado ao mar, em Peniche.

O ensejo de se assinalar a 16 de novembro o Dia Nacional do Mar leva a que, neste mês, sejam várias as ações -workshops, mini feira do livro, palestras, documentários, teatro,etc- que abordarão o mar em múltiplas dimensões, desde a ciência ao turismo, da cultura à educação, passando pela sensibilização ambiental, pelo desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras e pelo desporto. 

Este é o programa completo desta iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Peniche e da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria, que conta com o apoio de diversas entidades nacionais e locais.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

POÉTICA(s)

A propósito dos Santos (de ontem), dos Finados (de hoje) , da poesia, do tempo, de Deus, da vida (realidades de sempre)...lembrei-me desta Poética I, de Vinicius de Moraes (aqui, também na voz de Tom Jobim).


De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
- Meu tempo é quando.


E o poema prossegue...
Poética II
Com as lágrimas do tempo
E a cal do meu dia
Eu fiz o cimento
Da minha poesia.

E na perspectiva
Da vida futura
Ergui em carne viva
Sua arquitetura.

Não sei bem se é casa
Se é torre ou se é templo:
(Um templo sem Deus.)

Mas é grande e clara
Pertence ao seu tempo
- Entrai, irmãos meus!

...BOM FIM DE SEMANA!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

P.R.E.C. faz esconjuro da queimada...

Que amanhã é "noite das bruxas" já todos sabemos...ou "Halloween" como, em boa verdade,é mais conhecido, já que a tradição  é anglo-saxónica, de origem celta: esta festividade ocorre na véspera do Dia de Todos os Santos (1 de Novembro)e, por isso, tem o seu nome inspirado na designação all hallows eve que quer dizer isso mesmo.
Aproveitando o ensejo, o P.R.E.C. - Projecto Ressonante Experimental Criativo *- apresenta amanhã, numa colaboração com o Clube de Cinema da Escola EB 123 de Peniche, uma sessão de música improvisada ao vivo, como banda sonora do filme de Jean Epstein (1928), baseado num conto de Edgar Allan Poe:  The fall of the house of Usher .O encontro está marcado para o parque de campismo Peniche Praia (Marginal Norte), pelas 22h00 e terminará com o esconjuro da queimada, tradição galega, aqui com preparação líquida (da dita queimada) a cargo de Mário Rui Malheiros e declamação (do esconjuro, propriamente dito) por Paulo Ramos.
Porque a noite promete, o convite fica feito...
E, na manhã seguinte, não se esqueçam de acolher bem aqueles que andarem ao Pão por Deus!...essa sim, uma tradição bem portuguesa.

*O PREC é composto por Paulo Duarte- guitarra; Fernando Simões- trombone;  João P. Viegas- clarinetes; Paulo Curado- flauta, saxofones; Paulo Chagas- flauta, oboé; Yaw Tembe- trompete; Luís Vicente- fliscorne; Ricardo Webbens- electrónica; Miguel Falcão- contrabaixo;  Pedro Santo- bateria; Pedro Castello Lopes- percussão; Maria Radich- voz

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

http://terrademaresol.blogspot.pt/

Nasceu ontem...fala de uma terra de mar e sol, que é também a minha...e, a partir de hoje está disponível na barra lateral, para quem o quiser visitar ;) 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Poesia musicada

"A Poesia anda por aí..." regressa esta sexta-feira, dia 26- após as férias de verão- e tem encontro marcado connosco no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB), pelas 21h30
"Poesia musicada" foi a temática escolhida para esta sessão, onde estarão em destaque os poemas que se "escondem", por detrás de melodias que tão bem conhecemos, na música cantada em português.
Poetas como David Mourão-Ferreira, Pedro Homem de Mello, Ary dos Santos,  Manuel Alegre, José Régio, Florbela Espanca, Fernando Pessoa ou Alexandre O’Neill viram os seus poemas musicados e interpretados por grandes vozes do Fado e da música ligeira portuguesa...e serão esses que poderemos ouvir, sentir e partilhar na próxima sexta-feira. Ponto de Encontro: Igreja de S. José - CIAB, pelas 21h30. Apareça!