sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Férias

Elas estão mesmo aí: as sempre mui desejadas FÉRIAS "grandes"! 
Na verdade, de grandes não têm nada: serão poucos dias  e as férias sabem sempre a pouco, pelos menos a mim, que sou daquelas que nunca me canso de as ter!

Estas serão as primeiras férias de verão em que tenho a Carolina e, por isso, posso esquecer o "dormir até mais tarde", que também costuma fazer parte do pacote das férias! Em compensação será um tempo de descoberta, de novidade! Espero que possamos aproveitar mais o ar livre, sem demasiados horários a espartilhar-nos (para além dos óbvios de comida e descanso) e que possamos fazer uns "programinhas" engraçados.
Não podendo ir de viagem para nenhum dos sítios indicados na imagem que ilustra o post (e que pena tenho de não viajar mais!), resta-me ficar por cá, e esperar que S. Pedro seja amigo, para poder aproveitar uma das belas praias que a minha terra tem; tentar pôr algumas leituras em dia; descansar um pouco e fazer algumas das coisas que no dia-a-dia vão ficando "p'ra amanhã"! Sem grande stress e sem grandes expectativas (na verdade julgo que um dos problemas é que esperamos sempre demais das férias...)!

BOAS FÉRIAS para todos os que como eu as gozam neste momento! 
Bom fim de semana para todos os outros!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Música de Cá

O I Festival Música de Cá continua hoje com um concerto dos Freefloating Lifestyle na Praça Jacob Rodrigues Pereira (centro da cidade, junto do Jardim Público).
O evento termina no próximo sábado, dia 22, com um concerto conjunto de todas as bandas que desde 17 de julho têm animado Peniche com a sua música. Será às 22h00, no Fórum da Parreirinha. 


terça-feira, 18 de agosto de 2015

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Nos próximos dias...

Estando em pleno agosto, é natural que se multipliquem os eventos e as festas. Entre outros, nos próximos dias, há:

-no dia 14 de agosto - Serenata Fadista, organizada pela Junta de Peniche, às 22h00 no Fórum da Parreirinha;

- de 14 a 18 de agosto - Festa em Honra de Nossa Senhora da Assunção, em Atouguia da Baleia;

 - de 14 a 16 de agosto - Festa em S. Bernardino, em honra do padroeiro da terra;

- no dia 15 de agosto - Festival de Folclore do Concelho de Peniche, às 21h30 no Fórum da Parreirinha. 
À mesma hora, no Auditório do Stella Maris, "A Caldeirada" faz a sua última apresentação;

- no dia 16 de agosto - Caminhada e corrida da Praia Norte, às 10h00 na Gamboa.

 - de 13 a 16 de agosto- o 2º Festival da Sardinha, junto do Pavilhão Polivalente.



Entretanto, continuam:
- a Feira do Livro (foi prolongada até dia 16 de agosto);

Tudo bons motivos para sair de casa e fruir, da melhor forma, o seu fim de semana, os seus dias de férias ou apenas mais umas horas de lazer!

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

2º Festival da Sardinha

Arranca amanhã ao jantar o 2º Festival da Sardinha do Clube Stella Maris de Peniche
Até domingo, dia 16 (ao jantar), esta é uma boa oportunidade de se deliciar com uma sardinhada, sabendo que também está a ajudar as secções desportivas do Stella Maris e todos os atletas que nelas têm oportunidade de -nas modalidades Basquetebol, Badminton, Hóquei em patins e Pesca desportiva- "praticarem desporto com intenção eminentemente educativa" (o lema do clube).  
Uma causa a apoiar, sobretudo se tivermos em conta os benefícios mais que conhecidos da prática desportiva -quer ao nível do físico, quer ao nível da socialização- e o incremento que se tem registado nos últimos anos, no que ao número de atletas diz respeito, neste clube da nossa terra. 
Além disso, umas quantas sardinhas não fazem mal a ninguém (muito pelo contrário) e há sempre o factor convívio/animação que também contribuem para o nosso bem estar! Tudo bons motivos para dar um saltinho até junto do Pavilhão Polivalente, num dos próximos dias!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Agora escolha...


...entre estes três programas para amanhã à noite: 
- a 10ª edição do Peniche Moda (no âmbito das comemorações dos 25 anos da Associação Juvenil de Peniche)
o Concerto com Coro e Orquestra na Igreja de S. Leonardo, em Atouguia da Baleia;
- “TROVAS & CANÇÕES, Actores, Poetas e Cantores”, no Centro Cultural de Caldas da Rainha.
Há dias em que dava realmente muito jeito ter o dom da omnipresença...digo eu!
BOM FIM DE SEMANA!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Sinal +

Peniche é uma terra naturalmente bonita! Quero com isto dizer "bafejada pela natureza" já que, no que à urbanização diz respeito, não tenho a mesma opinião. 
Infelizmente são muitos os aspetos que me desgostam a  esse nível na cidade onde nasci: desde o abandono a que estão votados demasiados edifícios, ao mau gosto com que outros foram sendo construídos ou reabilitados, passando por algum desordenamento e desleixo urbanísticos e pela falta de alguns equipamentos e infraestruturas que (na minha modesta opinião) seriam essenciais, como é o caso de um Centro Cultural...só para dar um exemplo, de uns quantos que poderiam ser dados!
Mas, se assim é, também é por isso que me regozigo com o que a esse nível vai sendo feito, ainda que áquem do que muitos de nós gostaríamos que fosse! Há que elogiar e divulgar o que vai sendo feito de bom, e não apenas criticar o que gostamos menos ou lamentar pelo que (ainda) não temos!

Por isso o post de hoje é dedicado a algumas melhorias recentemente levadas a cabo na paisagem penicheira e/ou nas suas infraestruturas, não vindo ao caso se as mesmas são de iniciativa privada ou pública, já que não é isso que verdadeiramente importa, mas sim aquilo que a sua construção/reabilitação significam positivamente para Peniche, no incremento da sua imagem e dos serviços que presta a munícipes e visitantes. 
Assim, para além do novo hotel, ao qual já dediquei este post, permitam-me destacar: 

- o edifício CETEMARES, localizado no Porto de Peniche, pólo de investigação científica e tecnológica do IPL; 
- a reabilitação do Filtro de Peniche de Cima com respetivos espaços verdes envolventes que, para além de embelezarem a zona, permitem desfrutar comodamente sentados do pôr-do-sol sobre a Berlenga e das vistas sobre a costa norte de Peniche; 
- o novo Snack-Bar e Minimercado do Parque Municipal de Campismo que, para além de melhorar a  oferta para os utentes do Parque, também está acessível ao público que não está nele alojado;
- o arranjo urbanístico feito na Gamboa (para parque de estacionamento e melhoria de acessos à praia), mesmo junto a uma das entradas nobres da cidade: os Portões.

Para estes "empreendimentos" vai o meu aplauso!


Fotos: Direitos reservados

Começa hoje...


terça-feira, 4 de agosto de 2015